Cultura do cancelamento: o que fazer se isso acontecer com você!

Categoria: Direito Digital
Cultura do cancelamento: o que fazer se isso acontecer com você!

Atualmente as redes sociais são oráculos, parâmetros e, principalmente veículos de informação e de formação de opinião, nelas novos movimentos são criados e destituídos em fração de segundos. O cancelamento é a nova ameaça em ação, para o terror daqueles que estão submetidos ao “crivo dos likes”, que muitas vezes são dados por “robôs” e não seguidores orgânicos (mas esse é assunto para outro artigo).

 

Tal comportamento surgiu no meio artístico, mas já se desdobra para diversos segmentos. Aqui no Brasil a cantora Anitta e a digital influencer Gabriela Pugliesi, por exemplo, já foram vítimas da “cultura do cancelamento”, que é o boicote a um artista, celebridade ou digital influencer que tenha se manifestado de forma considerada fora do aceito dentro dos padrões do momento o “politicamente incorreto”.

 

É comum o aumento de cancelados diariamente, pois esse movimento ganhou força, uma espécie de filtro e recai mesmo diante de figuras de nicho, como youtubers etc. As hashtags em alta no Twitter (tudo isso começou nessa plataforma e se estendeu para o Instagram) costumam se enfraquecer em até três dias e, passado esse “pesadelo” os cancelados recuperam suas “vidas virtuais”.

 

Mas é bom lembrar que será necessária uma gestão dessa crise para avaliar perdas, danos e vantagens de retomar atividades e qual o momento adequando para o reposicionamento.

 

Uma das grandes críticas à cultura do cancelamento é que ela parece ser ineficaz quanto ao seu efeito sob o argumento de que não educa, no entanto há que defenda e essa pratica pode estabelecer limites.

 

 

O que fazer diante de um cancelamento? É possível retomar a reputação? Como se comportar nas redes sociais? Um suporte em gestão de crises é fundamental nesses casos, existem profissionais focados em estratégias de gestão e a crise pode se tornar uma oportunidade.

Gostou do texto? Faça parte das nossas comunidades no Instagram, receba nossos textos via WhatsApp ou por E-mail, para saber de todas as novidades!