Conceito e aspectos para uma boa negociação

Categoria: Assessoria em Negociação e gestão de conflitos
Conceito e aspectos para uma boa negociação

 

 

A negociação está presente em nosso cotidiano, da vida pessoal à profissional.
           Trata-se de um processo natural pelo qual todos passam. Todo ser humano em algum momento da vida se viu frente a uma situação que exigiu algum tipo de negociação. Negociamos o tempo todo com nossa esposa, esposo, filhos, chefe, colegas de trabalho, mercado financeiro, no momento de comprar alguma coisa e nenhuma negociação é igual a outra, visto que seu objeto principal- o ser humano – apresenta características e comportamentos que o tornam diferente.  Para tanto, existem vários estilos de negociação, que abordaremos em outro artigo.

As pessoas, conscientes ou inconscientes desse ato, negociam o tempo todo, com a família, amigos e colegas de trabalho, assim dir-se-á que a negociação está presente em todos os momentos e áreas da vida , seja: social, familiar, trabalho entre outras.

Para uma boa negociação, é necessário conhecer o assunto e saber se comunicar, preservando a ética e valores.

O ato de negociar não é um processo aleatório que existe uma sequência previsível, é como “um jogo” com objetivos claros e definidos, desde que, os jogadores façam planejamentos claros e definidos, desde que, os jogadores façam planejamentos com estratégias e táticas respeitando as regras determinadas.

Negociação é na realidade, uma comunicação bilateral, que consiste em chegar a um acordoa partir de interesses comuns e também opostos. Desse modo, negociação é uma forma de comunicação entre duas ou mais pessoas cujo objetivo é alcançar um acordo mútuo referente a opiniões opostas, onde em seu término ambas partes fiquem satisfeitas.

O processo de negociação, fundamenta-se, em admitir ideias e interesses na busca de excelentes resultados, de forma que, ambas as partes concluam a negociação cientes de que participaram e apresentaram justificativas, para o produto final ser maior que a soma das contribuições individuais, em que sem comunicação não há negociação e, muito menos, alcance de resultados satisfatórios e eficientes.

Dessa forma, quando as partes negociam sob o aspecto racional, decisões melhores são tomadas e os interesses são maximizados.
           Nesse contexto, a negociação é na realidade a possibilidade de conciliar interesses e objetivos por meio de uma resolução comum, sem afrontar ou diminuir  a parte contrária, isto é, trata-se de busca por interesses e soluções criativas e congruentes.

          Negociar é um processo interpessoal na tomada de decisão e extremamente necessária, principalmente, quando não se atinge os objetivos por conta própria, sendo portanto, uma ferramenta mestra para lograr bons resultados na gestão negocial, por isso, conhecer as técnicas de negociação tornam-se cada vez mais importantes, tanto para os executivos quanto para os líderes e gestores.

As principais razões pelas quais se justificam a importância dessas habilidades são:  a natureza dinâmica dos negócios; a interpendência dos colaboradores nas organizações; a concorrência; a era da informação e globalização.

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