Gerenciamento de crise de reputação na era digital: não seja cancelado!

Categoria: Direito Digital
Gerenciamento de crise de reputação na era digital: não seja cancelado!

A gestão de crise constitui em um conjunto de práticas e processos com o objetivo de identificar cenários de riscos para pessoa natural (física) ou jurídica e gerenciá-los. Quando diante de situação adversa já instaurada, a gestão de crise serve para intervir, remediar e agir com o devido controle, sendo possível mitigar os prejuízos significativamente.

A reputação e imagem de uma empresa/persona/cliente, atualmente são um dos principais pontos de geração de valor e credibilidade, se não for o principal. Em razão do avanço e da democratização da tecnologia, a reputação e/ou imagem de uma pessoa natural ou jurídica podem estar vulneráveis e serem manchadas ou até mesmo, destruídas.

Isso pode decorrer por vários motivos, seja por uma opinião emitida em rede social, utilização indevida de vídeo ou imagem pertencente a terceiros, ou até mesmo por propagação de fake news (contra si ou terceiros).

A chamada “cultura do cancelamento” é a nova moda, e uma arma utilizada para exclusão de famosos ou influenciadores digitais por um motivo qualquer, muitas vezes banal.

Mesmo diante de uma reputação consolidada a crise pode se instalar, no entanto, os impactos negativos podem ser menores, quando bem administrados.

Vale dizer que aqueles que passam por tal experiência, podem superá-las, desde que tenha o suporte rápido, com pessoas capacitadas e adequado com o melhor gerenciamento a ser aplicado para situação concreta.

Não se posicionar no tempo certo e de maneira adequada resulta, necessariamente, em abalo de reputação ou imagem, cujos danos poderão ser em curto, médio ou longo prazo, onerosos e até irreparáveis, dependendo da gravidade da situação.

O bom gerenciamento engloba desde uma avaliação técnica-estratégica dos pontos sensíveis em potencial até a elaboração de um plano de contingência que contemple o domínio dos meios de comunicação internos e externos.

Uma estratégia bem planejada e aplicada de maneira eficiente, proporciona o aprendizado com os erros ocorridos e todos os envolvidos partilham do processo de aprendizagem, com a redução drástica dos danos e impactos à imagem da pessoa (física ou jurídica).

Os benefícios de um gerenciamento de crise eficaz, implementado por profissionais capacitados pode ajudar no seguinte:

a) Mitigar e até mesmo reverter o impacto do ocorrido interna e externamente;

b) Permitir uma ação rápida e eficaz;

c) Preservar a reputação e a imagem dos envolvidos;

d) Monitorar e cuidar para que não haja novas crises;

e) Demonstrar respeito com o público alvo, com a sociedade e stakeholders;

f) Potencializar as chances de “sobrevivência” digital dos envolvidos.

Como investir no gerenciamento de crise?

Contando com profissionais especializados. É preciso ter o suporte de profissionais que tenham disponibilidade de agir rápido, conhecimento, experiências vivenciadas e credibilidade.

Existe um segredo no gerenciamento de crise: ter uma equipe multidisciplinar, formada por advogados especializados e uma assessoria de comunicação.

Alinhamento jurídico com a estratégia da forma de se portar diante da crise, seja emitindo um nota escrita, gravando um vídeo ou até mesmo, não fazendo nada, são planos a serem definidos pela equipe multidisciplinar.

A consultoria poderá atuar de maneira preventiva, com o objetivo de evitar que graves problemas ocorram. Mas a atuação poderá ser reativa, já com o cenário de crise instaurado, com a criação estratégica de planos de contenção.

Quando se trata de reputação e preservação de imagem o adequado gerenciamento de crise é indispensável, pois, pode garantir diversos benefícios aos envolvidos e evitar prejuízos.

Tenha sempre em mãos contatos de profissionais que atuem com gestão de crise de reputação, pois nunca se sabe quando precisará.

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